Em Samuel I, Cap. 16 é afirmado que David era "valente e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença".
Muitos entendem "sisudo" como sendo "sério", "carrancudo" ou "de cara amarrada", o que, pela própria descrição acima, seria impossível.
Como é que ele poderia ser carrancudo e, ao mesmo tempo, de gentil presença?
O termo sisudo tem a ver é com os dentes do siso.
Isso mesmo! "Siso" significa "juízo", portanto, os dentes sisos nascem na idade em que o jovem ou a jovem começa a "ter juízo", ou seja, começa a discernir entre o bem e o mal.
Quando tais dentes se manifestam, ocupam um lugar anteriormente vago no fundo da arcada dentária, o que faz com que os jovens intuitivamente façam um exercício de "morder" com esses dentes posteriores, conferindo-lhes um ar um pouco mais compenetrado, sem contudo tirar-lhes a alegria e a jovialidade.
TENTAR:
Está escrito que Deus tentou a Abraão.
Neste contexto significa provocar, chamar, e não que o tenha induzido a nehuma tentação.
Em outro contexto, "tentar" vem de "tento" ou "talento", uma espécie de prenda, brinde ou prêmio que é conferido a alguém por um certo mérito, seja nos jogos de azar (por exemplo, nos carteados) seja em disputas de sorte ou habilidade.
Todavia, essas duas palavras tento e talento não são sinônimos perfeitos.
Os talentos eram geralmente pedras preciosas de bom valor, ao passo que os tentos eram como que marcadores, ou simplesmente representavam algum valor, como o fazem as fichas dos cassinos atuais.
"Tentar", portanto, é acenar para alguém para a possibilidade ou mesmo a certeza de alguém ganhar um "tento" ou um "talento", mediante determinada condição, por exemplo: "SE fizeres isto, ENTÃO ganharás aquilo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário