sexta-feira, 5 de julho de 2013

O QUE É A SALVAÇÃO?

A vinda do Senhor Jesus ao nosso convívio foi para nos livrar de todas as prisões, sejam de cunho espiritual ou mental.

Há em cada um de nós um princípio imortal a que se convencionou chamar de ALMA, e que é a "imagem e semelhança" de Deus.

O conceito de "mente" ("psychos", em grego) difere do conceito de "alma" ("anima", em latim, e "psiké", em grego).
Enquanto a mente é a séde de nosso intelecto, de nossos pensamentos, a alma é, por assim dizer, a séde do espírito de Deus em nós.

Ao contrário do que muitos pensam, o homem é constituído por uma alma a qual possui um corpo para sua expressão no mundo denso, E NÃO um corpo denso que possui uma alma.

Ao passarmos pela experiência da morte, nosso corpo deverá retornar ao pó, mas nossa alma retornará ao Espírito de Deus.

Esse termo "espírito", quando relacionado com a divindade, nem sempre é bem compreendido.
"Espírito Santo" no idioma Inglês é "Holy Spirit" mas também "Holy Ghost", o que nos leva erroneamente a imaginar que se trata de uma espécie de "fantasma".
Entenda-se portanto "Espírito Santo" ou "Espírito de Deus" como sendo a "essência de Deus".

Independentemente do fato de acreditarmos ou não na reencarnação, no karma, etc., a alma retornará sempre ao Espírito de Deus.

A salvação portanto é um dom concernente à alma, e não ao corpo.
E somente é conseguida através de um modo de vida construído e edificado nos padrões que Cristo nos ensina.

Não se deve acreditar que alguém, por mais privilegiado que seja na face da Terra, possa "encomendar" uma alma diante de Deus e justificar suas faltas, transgressões e/ou omissões, se o próprio indivíduo não tiver ele mesmo caminhado nessa direção enquanto durou o seu fôlego de vida.

O homem, em seu estado natural, é de natureza errante.
Em virtude disso, está sujeito a cobrir-se a si próprio de culpas as quais constituem novas prisões que afetam as profundezas da mente, e a própria alma.

O Senhor Jesus, mesmo não sendo psicólogo ou psicanalista, todavia nos concedeu por Seus santos ensinamentos, o caminho através do qual nossa alma poderá desvencilhar-se de tais grilhões que fatalmente impediriam o nosso retorno com sucesso ao Pai celestial, como se diz, "à celestial morada".

O sucesso da alma nessa empreitada final, é que é chamado de "salvação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário